sábado, 25 de setembro de 2010

Nossa Senhora do Rosário

Antiga imagem de Nossa Senhora do Rosário, fotografada em Maio de 2010 na Capela de S. João Baptista.

3 comentários:

  1. podia voltar a ser perfeitinha esta sr. do rosario se alguem tiver intere.se em ajudar a recompola

    ResponderEliminar
  2. alguem em marzagao sabera os anos que essa sr.do rozario tem deve ser bastente antiga e pena encontrar.se nesse estado sem ser cuidada por ninguem

    ResponderEliminar
  3. Como natural da freguesia de Marzagão, conhecendo muito bem esta imagem de madeira, a primitiva, de Nossa Senhora do Rosário, posso afirma qre a mesma remontará ao século XV/ XVI.
    Nos tempos que correm, sendo esta imagem de grande valor devocional, necessário ter em conta os maus restauros que retiram a beleza original das imagens. De relembrar que o nosso povo gosto muito dos santinhos bonitinhos e bem encarnados, sem pensarem que muitas vezes contribuiram para um atentado à arte !
    Uma rectificação : Esta imagem, venera- se na Capela do Apõstolo São Pedro. Não se venera na Capela de São João Baptista ! Este é titular da Igreja Matriz.
    Ultimamente têm denomimado esta Capela da invocação de Santa Bárbara, o que é també, errado !
    Nas memórias paroquiais de 1758, o pároco de Marzagão-o Reitor António de Sousa Pinto afirma que a sua freguesia tem duas capelas dedicadas a São Pedro e Nossa SEnhora da Conceição. Descrevendo sua localizão, esta última é a que hoje 'e pertença fa famíla do falecido Doutor Simão.

    ResponderEliminar