Como natural da freguesia de Marzagão, conhecendo muito bem esta imagem de madeira, a primitiva, de Nossa Senhora do Rosário, posso afirma qre a mesma remontará ao século XV/ XVI. Nos tempos que correm, sendo esta imagem de grande valor devocional, necessário ter em conta os maus restauros que retiram a beleza original das imagens. De relembrar que o nosso povo gosto muito dos santinhos bonitinhos e bem encarnados, sem pensarem que muitas vezes contribuiram para um atentado à arte ! Uma rectificação : Esta imagem, venera- se na Capela do Apõstolo São Pedro. Não se venera na Capela de São João Baptista ! Este é titular da Igreja Matriz. Ultimamente têm denomimado esta Capela da invocação de Santa Bárbara, o que é també, errado ! Nas memórias paroquiais de 1758, o pároco de Marzagão-o Reitor António de Sousa Pinto afirma que a sua freguesia tem duas capelas dedicadas a São Pedro e Nossa SEnhora da Conceição. Descrevendo sua localizão, esta última é a que hoje 'e pertença fa famíla do falecido Doutor Simão.
podia voltar a ser perfeitinha esta sr. do rosario se alguem tiver intere.se em ajudar a recompola
ResponderEliminaralguem em marzagao sabera os anos que essa sr.do rozario tem deve ser bastente antiga e pena encontrar.se nesse estado sem ser cuidada por ninguem
ResponderEliminarComo natural da freguesia de Marzagão, conhecendo muito bem esta imagem de madeira, a primitiva, de Nossa Senhora do Rosário, posso afirma qre a mesma remontará ao século XV/ XVI.
ResponderEliminarNos tempos que correm, sendo esta imagem de grande valor devocional, necessário ter em conta os maus restauros que retiram a beleza original das imagens. De relembrar que o nosso povo gosto muito dos santinhos bonitinhos e bem encarnados, sem pensarem que muitas vezes contribuiram para um atentado à arte !
Uma rectificação : Esta imagem, venera- se na Capela do Apõstolo São Pedro. Não se venera na Capela de São João Baptista ! Este é titular da Igreja Matriz.
Ultimamente têm denomimado esta Capela da invocação de Santa Bárbara, o que é també, errado !
Nas memórias paroquiais de 1758, o pároco de Marzagão-o Reitor António de Sousa Pinto afirma que a sua freguesia tem duas capelas dedicadas a São Pedro e Nossa SEnhora da Conceição. Descrevendo sua localizão, esta última é a que hoje 'e pertença fa famíla do falecido Doutor Simão.